O LADO OCULTO - Jornal Digital de Informação Internacional | Director: José Goulão

O Lado Oculto é uma publicação livre e independente. As opiniões manifestadas pelos colaboradores não vinculam os membros do Colectivo Redactorial, entidade que define a linha informativa.

Assinar

NATO VAI CRIAR UM BANCO PARA A GUERRA

2021-01-27

Se algum país da NATO, Portugal, por exemplo, tiver dificuldades em cumprir as despesas militares exigidas pela aliança isso vai deixar de ser um problema: a NATO está em vias de criar o seu próprio banco. Deste modo, se não houver dinheiro nos cofres de um Estado membro para se equipar com os apetrechos de guerra impostos pela Aliança Atlântica, o Banco da Aliança Atlântica financiará essas compras e depois os cidadãos desse país farão os respectivos reembolsos de mais essa dívida externa e com os juros que o próprio banco definirá. A ideia partiu de Washington, precisamente dos bastidores da administração Biden, porque “as despesas da aliança têm de ser partilhadas”. Desde logo, e certamente, em tempos de economias esfaceladas pela pandemia.

Manlio Dinucci, Roma; Il Manifesto/O Lado Oculto

Em Agosto de 2020 a NATO encomendou a dois antigos colaboradores de John Kerry no Departamento de Estado norte-americano um estudo justificando a criação de um banco para a Aliança Atlântica. Os convidados apresentaram um primeiro relatório ao Conselho do Atlântico, onde foi discutido pelos membros da aliança, e um segundo documento ao Centro para o Progresso Americano, onde foi adoptado pela equipa do presidente Joseph Biden. As suas fundamentações evoluíram entre os dois textos de maneira a convencer os dirigentes norte-americanos. Barack Obama lançou a financeirização da ecologia; Biden adoptará a financeirização da defesa.

O porta-aviões italiano Cavour, depois de ter sido reestruturado nos estaleiros militares de Tarente de maneira a poder embarcar os caças F-35 B de descolagem curta e aterragem vertical, está prestes a deslocar-se para os Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo adido militar da embaixada italiana em Washington, pormenorizando que a partir de meados de Fevereiro será colocado na base de Norfolk, na Virgínia, para obter as qualificações que lhe permitirão participar em “operações conjuntas” com a Marinha e o Corpo de Marines dos Estados Unidos. Prepara-se, deste modo, a participação do navio almirante da Marinha italiana em missões da NATO em longínquos teatros de guerra e sob o comando dos Estados Unidos.

Tudo isto tem custos, seja em termos políticos ligando cada vez mais a Itália à estratégia de guerra Estados Unidos/NATO, seja em termos económicos. O porta-aviões Cavour custou 1300 milhões de euros; os F-35 B para a Marinha custam 1700 milhões de euros. Juntemos a estes valores as despesas operacionais: um dia de navegação do Cavour custa 200 mil euros e uma hora de voo de um F-35 está calculada em mais de 40 mil euros. Os outros F-35 B comprados pela Itália ficam à disposição da Força Aérea, juntando-se a 60 F-35 A com capacidade nuclear.

Mas há ainda um problema: em 2019 a Itália lançou outro porta-aviões, o Trieste, que deverá embarcar um número de caças F-35 B superior ao do Cavour. Por isso, deverão ser adquiridos por um custo total ainda mais elevado. Para se equipar com estes armamentos – e outros – a Itália tem de aumentar as suas despesas militares. Os 26 mil milhões anuais actuais não chegam; é preciso passar pelo menos para 36 mil milhões de euros anuais, como estabelece a NATO e já foi lembrado pelo novo presidente democrata Joe Biden. 

Custos não são problema

Mas onde encontrar fundos numa situação de crise como esta que se vive hoje? Eis a ideia genial embalada pelo Centro para o Progresso Americano, um dos mais influentes think tanks de Washington, ligado ao Partido Democrata: que a NATO crie o seu próprio banco para resolver as “lacunas financeiras”. Dito por ouras palavras, uma vez criado o banco, os países da Aliança Atlântica que não disponham de meios financeiros para se armar de acordo com as exigências da aliança podem recorrer a empréstimos concedidos pela própria NATO através da sua própria instituição financeira. Não haverá, por isso, qualquer problema para a Itália ou outro Estado membro da aliança: se não tiver, por exemplo, quaisquer 10 mil milhões de euros para aumentar as suas despesas militares anuais o Banco da NATO resolverá o assunto a taxas de juro não divulgadas. Mas a Itália e os outros Estados membros acumularão, deste modo, uma nova e crescente dívida externa com um organismo controlado pelos Estados Unidos, que detém o comando da aliança. 

Na sua apresentação do projecto, o citado think tank sublinha que a administração Biden vai restaurar imediatamente os seus compromissos com a NATO e “impulsionar o reforço da aliança”, em primeiro lugar para “defender a Europa da agressão russa”. Daí a necessidade de “a NATO criar o seu próprio banco para investir nas capacidades militares fundamentais”. Entre estas estão, seguramente, os F-35 da grande empresa armamentista norte-americana Lockheed Martin que, entre outros colossos da indústria de guerra, será o principal beneficiário do Banco da NATO. Por exemplo, o banco financiará a compra de outros F-35 B para a Marinha italiana pagando à Lockheed Martin os milhares de milhões de dólares que os cidadãos italianos irão reembolsar com juros, através de dinheiros públicos.

Além destas, há ainda outras funções que o Banco da NATO deverá assegurar. “Investir nas estruturas com dupla utilização”: as pontes que permitirão aos pesados veículos blindados de guerra circular entre o Oeste e o Leste da Europa e as redes de comunicação 5G, que têm igualmente uso militar. Isto é, fornecer aos países e regiões “uma alternativa em relação à de se dirigirem a bancos de rivais da NATO, como a China e a Rússia”.

O Banco da NATO terá, em geral, a função de “aumentar a capacidade da aliança para enfrentar os desafios financeiros do conflito”, porque “qualquer esforço militar significativo depende da capacidade económica e financeira”.

A mensagem aos aliados europeus é clara: “O financiamento da aliança não pode ser unicamente uma responsabilidade norte-americana, deve ser uma responsabilidade partilhada”. Eis, nas suas linhas essenciais, o projecto de Banco da NATO, que antes de ser apresentado pelo think tank de Washington passou pelo crivo dos políticos que irão ocupar os cargos mais importantes na administração Biden.


fechar
goto top