O LADO OCULTO - Jornal Digital de Informação Internacional | Director: José Goulão

O Lado Oculto é uma publicação livre e independente. As opiniões manifestadas pelos colaboradores não vinculam os membros do Colectivo Redactorial, entidade que define a linha informativa.

Assinar

NATO MANTÉM OS MAIORES JOGOS DE GUERRA EM 25 ANOS

Imagem das manobras em Minden, na Alemanha (Sargento Alistair Laidlaw, British Army)

2020-03-13

Pilar Camacho, Bruxelas; Exclusivo O Lado Oculto

Os exercícios militares da NATO designados Defender Europe 20, definidos como “os maiores movimentos de tropas na Europa nos últimos 25 anos”, continuam a desenvolver-se como o previsto, apesar das medidas tomadas pelos governos europeus para combater a pandemia de coronavírus (COVID-19).

Os websites informativos da NATO, do Comando dos Estados Unidos na Europa (EUCOM) e o das próprias manobras dão conta de medidas pontuais assumidas no funcionamento orgânico da aliança mas que não têm implicação directa no desenvolvimento dos jogos de guerra.

Estes, recorda-se, prevêem a distribuição de quase 40 mil soldados da NATO através da Europa, 30 mil dos quais norte-americanos, para testar, entre outras coisas, a “mobilidade militar” no continente. Os movimentos de tropas, que envolvem mais de 30 mil peças de armamento pesado, iniciaram-se em Fevereiro e decorrerão até Julho. O auge das manobras está previsto de 20 de Abril a 20 de Maio.

A única alteração conhecida até ao momento foi o cancelamento do sector das manobras designado Cold Response, que deveria decorrer no Ártico. A iniciativa partiu da Noruega, país que não integra a União Europeia, entidade que também tem sido envolvida na preparação e desenvolvimento destas manobras pela NATO e o Exército de Terra dos Estados Unidos na Europa.

O website da NATO relacionado com os exercícios dá conta, na sua mais recente notícia, de 11 de Março, da colaboração entre membros do Corpo de Reacção Rápida Aliado e da Engenharia Real britânica desenvolvida para travessia de uma grande superfície aquática no rio Weser na zona de Minden, na Alemanha, usando plataformas anfíbias M3. A Real Engenharia será um pilar das grandes manobras em massa marcadas para Maio na Polónia.

fechar
goto top