MÉDICOS CUBANOS ESPERADOS EM ITÁLIA
2020-03-20
Redacção de O Lado Oculto
Mais de 60 médicos cubanos vão chegar à região da Lombardia, em Itália, no sábado dia 21 de Março para participarem no combate ao coronavírus (COVID-19).
Giulio Gallera, conselheiro de bem-estar da Lombardia, informou que os 65 médicos cubanos “são especialistas em doenças virais” e já combateram anteriormente o ébola. O grupo deverá aterrar directamente no aeroporto de Milão.
Cuba dispõe de um medicamento antiviral que tem dado bons resultados no combate ao coronavírus, sobretudo em Wuhan, na China.
O envio de médicos é a resposta de Havana ao apelo directo que foi dirigido pelo governo regional da Lombardia, sobretudo depois de nenhum país da União Europeia se mostrar disponível para apoiar Itália. O governo de Roma pediu, via Comissão Europeia, a activação do Mecanismo Europeu de Protecção Civil – mas sem êxito.
“Esta brigada de médicos cubanos reforçará um dos sectores onde se vive maior angústia, o de Crema”, explicou Gallera.
Há alguns dias desembarcou também em Itália uma equipa médica chinesa, juntamente com 2300 toneladas de material clínico, correspondendo aos apelos do governo de Roma em busca de apoio internacional.
Giulio Gallera afirmou ainda, em conferência de imprensa, que têm sido dirigidos pedidos de auxílio a vários países, designadamente aos Estados Unidos, de modo a criar “um exército médico da Organização das Nações Unidas”.