COREIA DO NORTE SEM CASOS DE CORONAVÍRUS
2020-03-17
Alexandre Park, Seul; Exclusivo O Lado Oculto
A República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) não registou, até ao momento, qualquer caso de infecção ou falecimento provocado por coronavírus.
As autoridades deste país vizinho da China e da Coreia do Sul atribuem a situação ao conjunto de esforços anti-epidémicos tanto em relação às pessoas como aos materiais e mercadorias que entram no país através das fronteiras terrestres, aéreas e portuárias.
Muito recentemente as autoridades decidiram prolongar o período de férias escolares, fechando os estabelecimentos de ensino.
Os visitantes do país e os cidadãos que tenham contactos no estrangeiro ou com estrangeiros são sujeitos a um período de quarentena gerido pelos serviços do departamento central de emergência anti-epidémica. As pessoas libertadas de um período de quarentena ficam ainda sob atenta observação médica durante mais 30 dias. Cerca de 1800 pessoas passaram por estas condições, não se tendo registado qualquer registo positivo.
Existe igualmente uma vigilância reforçada sobre materiais e mercadorias que entrem no país. São colocados em estações de quarentena equipadas com desinfectantes eficazes e coberturas de protecção totalmente desinfectadas.
As medidas são extensivas a veículos e navios que passem as fronteiras ou cheguem aos portos norte-coreanos. São conservados em recintos fechados e protegidos durante dez dias, sendo depois entregues aos destinatários ou proprietários de acordo com procedimentos estabelecidos ao nível estatal.
Os cidadãos norte-coreanos são acompanhados pelo sistema de saúde pública, inclusivamente nos seus locais de trabalho.