O LADO OCULTO - Jornal Digital de Informação Internacional | Director: José Goulão

O Lado Oculto é uma publicação livre e independente. As opiniões manifestadas pelos colaboradores não vinculam os membros do Colectivo Redactorial, entidade que define a linha informativa.

Assinar

GUERRA DAS MÁSCARAS ENTRE ALEMANHA E ÁUSTRIA

2020-03-10

Lourdes Hubermann, Berlim; exclusivo O Lado Oculto

A Áustria reagiu com azedume ao facto de a Alemanha ter bloqueado a exportação de máscaras protectoras contra o coronavírus.

A Suíça pronunciou-se também no mesmo sentido.

“Não é possível que a Alemanha esteja a reter produtos destinados à Áustria apenas porque estão armazenados em território alemão”, protestou a ministra da Economia austríaca, Margarete Schramboeck. Trata-se de “produtos para o mercado austríaco e os movimentos unilaterais da Alemanha estão a provocar problemas noutros países”, acrescentou.

A ansiedade e o pânico induzidos em torno do surto de coronavírus tem gerado uma procura desenfreada e grande especulação de produtos considerados de primeira necessidade para protecção da epidemia. A crómica jornalística dos últimos dias tem relatado confrontos por papel higiénico entre frequentadores de uma grande superfície na Austrália, duplicação de preços de artigos como luvas descartáveis, ruptura de stocks de máscaras e desinfectantes, especulação com medicamentos que ameaçam “esgotar-se” - ocorrência que terá a montante os impérios químicos e farmacêuticos.

É a primeira vez, porém, que se regista uma guerra das máscaras entre Estado vizinhos, por sinal também membros da União Europeia, um ícone da livre circulação de bens e produtos.

fechar
goto top