MENOS CORONAVÍRUS NA CHINA

2020-03-09
Prensa Latina/O Lado Oculto
A China registou nas últimas 24 horas 40 novos casos de coronavírus e a morte de 22 infectados, números que confirmam a travagem de propagação do vírus que se tem registado nos últimos dias.
A China é o país mais atingido pela doença e no qual foi registado o primeiro caso conhecido. Segundo as informações oficiais, registaram-se até ao momento 3123 mortos e mais de 80 900 infectados. Nas últimas duas semanas, porém, tem vindo a registar-se uma queda consistente de novos casos e de mortes; em Wuhan, capital da província central de Huwei, onde se regista a esmagadora concentração de casos, já foram encerrados 14 dos 16 hospitais temporários montados para combater a crise.
O país está agora igualmente preocupado em blindar-se contra casos de coronavírus importados através de cidadãos chineses que viajaram a outros países, designadamente na Europa. Foram registadas 87 situações de infecção nessas circunstâncias, designadamente entre viajantes que se deslocaram a Itália e Espanha.
A China doou entretanto 20 milhões de dólares à Organização Mundial de Saúde (OMS) para ajudar a combater o surto de coronavírus, especialmente nos países mais carenciados de meios para o fazer.