O LADO OCULTO - Jornal Digital de Informação Internacional | Director: José Goulão

O Lado Oculto é uma publicação livre e independente. As opiniões manifestadas pelos colaboradores não vinculam os membros do Colectivo Redactorial, entidade que define a linha informativa.

Assinar

MAIS UMA PURGA NA CASA REAL SAUDITA

Mohammed bin Salman vai prendendo os familiares da "oposição"

2020-03-07

Edward Barnes, Damasco; Exclusivo O Lado Oculto

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman (MBS), está a proceder a uma nova e profunda purga na Casa Real prendendo vários príncipes sob a acusação de prepararem um golpe para o depôr.

Entre os detidos está um irmão do rei Salman, o príncipe Ahmed bin Abdulaziz, e o seu filho Nayef bin Abdulaziz, chefe das forças de espionagem terrestres e da Autoridade de Segurança. Trata-se do mais importante elemento das forças armadas a ser afastado no quadro das “limpezas” que Mohammed bin Salman efectua com regularidade para consolidar o poder.

Foram ainda detidos o anterior príncipe herdeiro, Mohammed bin Nayef e o seu irmão Nawaf. Ao todo terão sido presos mais de vinte príncipes.

De acordo com “fontes regionais” citadas pela agência Reuters, o herdeiro do trono acusa os príncipes detidos “de conduzirem contactos com potências estrangeiras, incluindo os americanos e outras, para realizar um golpe de Estado”.

Segundo as mesmas fontes, o rei Salman terá assinado os mandados de captura em estado de “plena sanidade mental”, precisão tornada necessária uma vez que o monarca sofre de demência.

De acordo com a opinião manifestada por vários especialistas, a purga actual poderá ter maiores efeitos ainda na estabilidade do regime de Riade que a efectuada em 2017, quando mais de 500 membros da elite financeira do país foram detidos no Ritz Carlton devido a acusações de corrupção. A essa acção seguiu-se o sequestro e assassínio na Turquia do jornalista e espião Jamal Khashoggi.

Já era conhecida a perseguição que MBS efectuava contra o irmão do rei e o seu filho Nayef. De tal maneira que o príncipe herdeiro se sentiu na necessidade de dar garantias aos serviços secretos britânicos e norte-americanos de que Nayef não seria preso no regresso de uma viagem a Londres em 2018.

Nayef, como chefe da espionagem, era considerado um membro de “confiança” da “aliança contra-terrorista” estabelecida entre Riade, a CIA e o Pentágono.

Os próximos capítulo deste processo de consolidação do poder por MBS estão por conhecer, sabendo-se, porém, que entre as matérias delicadas tocadas por estes acontecimentos estão o apoio conjunto e clandestino da Arábia Saudita e dos Estados Unidos a organizações terroristas, designadamente a al-Qaida e, em algumas fases, o Estado Islâmico.




fechar
goto top