O LADO OCULTO - Jornal Digital de Informação Internacional | Director: José Goulão

O Lado Oculto é uma publicação livre e independente. As opiniões manifestadas pelos colaboradores não vinculam os membros do Colectivo Redactorial, entidade que define a linha informativa.

Assinar

SÍRIA LIBERTA A ESTRADA PRINCIPAL DO PAÍS

2020-02-25

Edward Barnes, Damasco; Exclusivo O Lado Oculto

O ministro dos Transportes da Síria, Ali Hammoud, anunciou terça-feira, dia 25 de Fevereiro, a libertação total da principal via de comunicação do país, a Autoestrada M5, que liga de norte a sul as mais importantes cidades do país: Alepo, Hama, Homs e Damasco. A estrada tem estado cortada em vários sectores desde meados de 2012.

Apesar de a libertação total da província de Idleb ser a principal prioridade do Exército Árabe Sírio, apoiado pelos aliados russos, a reabertura das principais estradas tem sido igualmente uma preocupação para o governo de Damasco, de modo a tentar regularizar o abastecimento em todas as regiões do país.

A comunicação rodoviária através do país tem sido uma das principais dificuldades vividas pelo povo sírio devido à guerra que lhe é imposta do exterior.

Ao longo dos últimos oito anos de agressão estrangeira, o exército regular sírio tem privilegiado a protecção das populações, razão pela qual as principais cidades, com excepção de um sector de Alepo durante algum tempo, têm estado sempre nas mãos das administrações legítimas.

Essa opção, orientada mais para a defesa das pessoas do que pela preservação de áreas de território, foi aproveitada pelos grupos terroristas para se apoderarem de zonas rurais e de subúrbios das grandes cidades, o que lhes permitiu cortar algumas das principais vias de comunicação e isolar vastas áreas entre si.

A situação de Idleb é exemplo disso. Apesar do cerco que se vai fechando, a al-Qaida e todos os grupos que agem sob o seu comando entrincheiraram-se numa zona da província para impedir a sua libertação total e a plena comunicação com o resto do território nacional. Os ocupantes têm agora como única direcção de fuga a da fronteira com a Turquia, que tem servido, simultaneamente, para abastecer os mercenários com reforços, armamento ligeiro e pesado.

Apesar da reabertura plena da A5, a situação no terreno continua a ser de guerra aberta na província de Idleb devido ao apoio que o recente reforço da invasão turca veio trazer aos terroristas numa fase em que perdiam posições quase todos os dias.

Ao mesmo tempo, Israel continua também a apoiar tacitamente os mercenários, em coligação com a Turquia, impedindo a concentração total das tropas sírias na libertação de Idleb. Bombardeamentos aéreos israelitas, inclusivamente na região de Damasco, têm contribuído para relançar a dinâmica da al-Qaida em todas as posições onde ainda continua alojada.

De qualquer maneira, a libertação da estrada M5, que tem um sector passando pelo interior da província de Idleb, é “uma vitória estratégica que pode influenciar bastante a situação nesta fase da guerra”, de acordo com um analista militar em Damasco.



fechar
goto top